You are currently viewing Nova Olinda começa a vacinar o público geral de 18 a 59 anos contra o covid-19

Nova Olinda começa a vacinar o público geral de 18 a 59 anos contra o covid-19

Nova Olinda já tem 2.419 cadastros aprovados no Saúde Digital com média superior a outros municípios da região 
A Secretaria da Saúde do Município de Nova Olinda – SMS explicou na sexta-feira (4), através de nota oficial publicada no site da prefeitura, que “todo cidadão maior de 18 anos já pode se cadastrar” na plataforma Saúde Digital para vacinação contra a Covid-19. Assim, no município de Nova Olinda  a campanha de imunização avança de fase para atender a população geral entre 18 e 59 anos que estão fora dos grupos prioritários os quais continuaram sendo vacinados. Os demais, que se cadastram agora no sistema, devem aguardar a chamada para comparecer aos postos de vacinação junto as Unidades Básicas de Saúde.
A secretária da saúde, Kaline Cavalcante, explica que esse avanço é possível porque Nova Olinda superou todas as metas de vacinação dos grupos prioritários em mais de 90% na média chegando a ultrapassar 100% em 2 dos 4 grupos já vacinados o que coloca o município de Nova Olinda entre os primeiros colocados no ranque de vacinação do estado do Ceará.   
A secretária explica que a partir de agora a vacinação é para todas as pessoas maiores de idade e seguirá a dependência da oferta de doses pelo Ministério da Saúde – MS, já a listagem das pessoas a serem vacinadas gradativamente conforme a liberação de doses no Plano Nacional de Vacinação – PNI   depende das informações que serão inseridas pelos próprios usuários no site saúde digital no link https://digital.saude.ce.gov.br/

Nova Olinda já tem 7.725 cadastros de pessoas para a vacina

Até o início da manhã desta segunda-feira (7) o sistema integrasus com base nos dados do site saúde digital já registrava 2.725 cadastros de pessoas de Nova Olinda inseridas no sistema e destas 2.419 já tiveram os seus cadastros confirmados por e-mail o que significa que estas pessoas estão aptas a tomar a vacina dentro dos critérios do PNI. 

Nova Olinda tem mais cadastros aprovados do que Altaneira e Santana do Cariri juntas 

Para efeito de comparação, no mesmo período, as cidades de Altaneira e Santana do Cariri só conseguiram a aprovação da vacina para 966 e 1.240 respectivamente, enquanto Nova Olinda supera as duas cidades em 213 cadastros aprovados.

Calendário  

A imunização seguirá o calendário conforme a disponibilização das doses e da relação das pessoas liberadas do cadastro no saúde digital.  Caso a pessoa não se encaixe na fase em vigência de vacinação, o cadastro ficará armazenado no banco de dados da plataforma, permitindo maior organização do plano de imunização do governo e será liberada a vacinação conforme a disponibilidade de doses para o município. Nessa primeira fase, por exemplo, Nova Olinda vai receber 80 doses para o público em geral que são aqueles fora dos grupos prioritários cuja vacinação segue o mesmo ritmo.  

Mensagem nas redes sociais

Uma mensagem que circulou, desde sexta-feira (4), nas redes sociais assinadas por pessoas de Nova Olinda, inclusive por um vereador de oposição, informava erroneamente que o cadastramento para acima de 18 anos não estaria disponível para Nova Olinda. A veracidade das informações não foi confirmada, no mesmo dia a  SMS publicou uma nota informando que a listagem dos municípios divulgada pela Sesa seria datada do 2 de junho mesmo dia em que o município de Nova Olinda preencheu as informações no sistema da secretaria da saúde confirmando que assim como nas etapas anteriores na etapa do grupo de pessoas com comorbidades Nova Olinda não somente alcançou como ultrapassou a meta do PNI para esse grupo prioritário. Com isso, Nova Olinda passou a integrar a lista dos municípios aptos a iniciar a vacinação das pessoas maiores de 18 anos que estão fora dos grupos prioritários. 
No documento divulgado na sexta, a secretaria afirma que qualquer cidadão maior de idade já pode fazer o cadastro, afirma que a vacinação está garantida para o público em geral. 
A doutora Kaline Cavalcante reforça que somente o avanço da vacinação pode trazer mais tranquilidade e acabar de com essa situação de pandemia que estamos vivendo, reconhece que a vacinação está acontecendo a passos lentos por falta de doses, ressalta, no entanto, que em Nova Olinda a campanha de vacinação tem sido um sucesso sem lentidão e nem erros, pelo contrário, tudo está acontecendo com o máximo critério técnico e agilidade e eficiência “essa é a verdade” afirma a titular da SMS.   

Veja o tira-dúvidas da Sesa sobre o Saúde Digital

Como sei se o agendamento da vacinação para o meu grupo já está disponível?
Você fica sabendo ao acessar o Cadastro de Vacinação, no Saúde Digital.
Posso me cadastrar mesmo sem fazer parte dos grupos prioritários?
Sim, todo cidadão maior de 18 anos já pode se cadastrar e aguardar o agendamento da vacina.
Realizei o cadastro, quando vou me vacinar?
Dependerá da chegada de vacinas e da agenda do seu município.
O que são grupos prioritários?
São grupos de maior risco, definidos pelo ministério da saúde.
1ª fase – Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; Pessoas com deficiência institucionalizadas População Indígena; Trabalhador da Saúde e Pessoas com 75 anos ou mais;
2ª fase – Povos e comunidades tradicionais quilombola; Pessoas com de 60 a 74 anos
3ª fase – Pessoas com comorbidades; Pessoas com deficiências permanente grave
4ª fase – Demais grupos
Posso mudar meus dados depois de confirmar o cadastro?
Alguns dados sim. Mas você não poderá mais mudar: CPF, CNS (Cartão SUS), e-mail, telefone, nome da mãe e raça/cor.
Depois que eu concluir o agendamento da vacinação, ainda posso alterar os dados do meu cadastro?
Não. Você só poderá alterar seus dados se cancelar o agendamento realizado.
O que fazer se eu não receber o e-mail de confirmação do cadastro?
Veja se a mensagem chegou na lixeira (spam) de seu e-mail. E se você não tiver certeza que digitou o e-mail certo, faça um novo cadastro.
É possível cadastrar um mesmo CPF mais de uma vez?
Não. Após confirmar o cadastro, o CPF não poderá ser usado de novo.
É possível usar o mesmo e-mail para mais de um cadastro?
Não.
Quem já tomou a primeira dose precisa se cadastrar nesse?
Não.

Deixe um comentário